(a)Politização do Design

Nádia Carmo

Raizes e os Graus de Separação

Somos uma amálgama de diferentes identidades originadas a partir de êxodos migratórios e diásporas pessoais. Filhos da colonização e da posterior descolonização. A identidade pessoal já não se prende unicamente ao local onde nascemos, nem aos valores tradicionais de uma região ou família. Somos seres plurais resultantes das viagens exploratórias do passado e herdamos o peso dessas decisões.

Recentemente a Momondo, plataforma online de compra voos, iniciou o projecto The DNA Journey, onde qualquer pessoa se pode inscrever. Dessas, algumas já foram aleatoriamente seleccionas, para participar na recolha de ADN e compreender as suas origens. Os resultados foram os esperados: estamos todos ligados por raizes mais profundas do que aquelas que nos separam – ideologias, religião, raça. O conhecimento das nossas origens deveria ser algo mandatório e integrante no nosso crescimento emocional e cívico.

Narrativas Fragmentadas

Na conferência “Metamorfoses: por uma Descolonização do Design” Luíza Prado e Pedro Oliveira referem-se ao ser metamórfico como “criaturas ambíguas (…) que demonstram a capacidade da natureza humana em transitar entre diferentes mundos e tomar diferentes decisões de acordo com o universo em que habitam.”

Enquanto seres metamórficos somos capazes de transitar e adaptar a outras realidades, adquirir novos conhecimentos, compreender as mais diversas contrariedades. Construímos narrativas a partir de fragmentos e o nosso entendimento resulta da reunião de vários “saberes”: o das nossas origens, os que nos foram transmitidos, os que fomos adquirindo, e até mesmos, aqueles que nos foram impostos. Somos capazes de os diferenciar, de nos identificar com alguns e questionar outros.

Neste ponto, Luíza e Pedro afirmam ser emergente a responsabilização do Design e envolver-se activamente, em questões menos superficiais. Utilizar os seus mecanismos de observação e crítica para o questionamento social, cultural e até político. Compreender a mixagem de experiências e de entendimentos e desenvolver um processo mais próximo e real – Agir ao invés de reagir. Mas como agir em contextos multireferenciais, fragmentados e por vezes incompletos?

Polaridade  vs Pluralidade

O Poder é algo que resulta de um reconhecimento colectivo, quer seja por via mediática ou por via da violência, estabelece fortes dogmas de comportamento e controlo. No passado como no presente é possível identificarmos os diversos sistemas de poder que pretenderam e pretendem organizar o mundo em polaridades redutoras: inclusão/exclusão, privilegio/segregação, expressão/opressão, ricos/pobres, etc.

Diariamente somos, confortavelmente, absorvidos por estas dicotomias; manifestadas e reproduzidas nos objectos e na comunicação. Mas o mundo é plural, diverso e multireferencial. Neste sentido é essencial que o Design se liberte da sua neutralidade e, comece o seu processo de descolonização, que reconheça a existência desta pluralidade e diversidade de entendimentos, de modo que se envolva, que se politize, que se humanize. O intuito é promover o questionamento e o pensamento livre, mesmo que implique repensar em alternativas na formulação das questões e métodos de interpretação das narrativas.


Referências

OLIVEIRA, Pedro. “Como fazer um projeto de Design Especulativo Não-Colonialista: Um Guia Rápido” in Medium. 1o de Ago. 2016. | PRADO, Luíza. “Questioning the “critical” in Speculative & Critical Design” in Medium. 4 de Fev. 2014. | HALL, Stuart. “The Question of Cultural Identiy” in Modernity Introduction to Modern Societies. | A Parede – Design Research Studio

One thought on “(a)Politização do Design”

  1. “aquelas que nos separam” em vez de “aquelas que nós separam”.
    “Agir ao invés de reagir” em vez de “Agir aos invés de reagir”.
    A Conclusão aponta para o design fiction. Seria interessante referi-lo.
    Em todo o texto sente-se a presença de algumas leituras que terão de ser referenciadas para que o post se aproxime da excelência.

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