Design e Política – Aliados de Guerra

Daniel Marques

Os 40 anos do Cartaz Político no Chile mostrou-se algo mais do que apenas uma conferência ou exposição, sendo um marco no campo gráfico da política, com grande parte da história da evolução do Chile, a sua transição para os dias de hoje e os movimentos sociais recentes que inauguraram a segunda década do século XXI.

Com formatos diferentes, técnicas diferentes, expressões visuais diferentes e com a vontade de comunicar o desejo de esperança, força, mudança e desencanto, foi criado um impacto na comunidade através de imagens, capturando a atenção dos espectadores distraídos através da sua inserção em espaços públicos. Esta exibição foi a continuação do trabalho de Mauricio Vico, académico do Departamento de Design da Universidade do Chile e autor de importantes livros sobre o assunto, juntamente com Rodrigo Vera Manriquez, académico da mesma universidade.

É o cartaz que comunica, que constrói, através da imagem, um senso na comunidade, uma expressão da identidade das pessoas que pretendem construir uma sociedade mais justa, uma sociedade que avança mas que, por vezes, também pode abrandar, descrevendo a esperança num projeto político truncado ao descontentamento generalizado num país que exigia mudanças profundas, tendo um legado autoritário e não representativo dos sentimentos de muitos: daqueles que nos cartazes refletem as suas esperanças num futuro mais justo.

Visto pelo meu prisma, isto fez-me refletir na arma poderosa que o design de comunicação se torna quando o assunto é a política, vindo de encontro ao tema que temos vindo a discutir desde o início do mestrado: qual é o papel do designer? O que é que fazemos? Devemos ter uma postura passiva e responder a problemas, ou adoptar uma postura ativa e formar nós mesmos os problemas? Precisamente antes de aqui ter chegado, a política era algo que me passava completamente ao lado, mas ao conhecer os meus novos colegas e ao entrar nesta nova perspetiva do design, vi-me forçado e interessado em realmente saber e informar-me sobre o que é, afinal, a política. Posto isto, o meu grande objetivo para os próximos 2 anos é tentar conhecer não só o assunto da política, mas também o assunto do design e como é que estes se tornam aliados de “guerra”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s