O Cartaz Político e o seu valor documental

O cartaz político é um objecto de design interessante, no sentido em que permite aferir o ambiente socio-cultural do período histórico em que se insere. É por isso, um objecto contextual, fruto de um ambiente político e social específico. Ele tem um valor documental inerente.

No Chile, o cartaz político teve a sua verdadeira saída para as ruas em 1970, por altura da campanha eleitoral que antecedeu a eleição de Salvador Allende. Vários artistas e designers trabalharam na sua concepção e Allende foi de certa forma um impulsionador do design gráfico no país.

Após a tomada de poder, Allende promoveu várias mudanças sociais e económicas, nacionalizando várias indústrias que até então tinham sido mantidas no sector privado. Isto provocou descontentamento em algumas camadas sociais e levou a que muita tenção se acomulasse, resultando mais tarde no golpe de estado liderado por Augusto Pinochet.

Esta foi uma época conturbada de produção intensiva de cartazes políticos no Chile, que documenta de forma muito clara vários acontecimentos, como por exemplo a Reforma Universitária. “Los carteles tanto de la campaña presidencial de los 1970 como los realizados en los tres años siguientes, demuestran que  la libertad creativa y, en especial, la responsabilidad de comunicar el ideario del gobierno popular recayó en jóvenes innovadores que tuvieron inquietudes por el conocimiento y el saber y por desarrollar un tipo de cartel que estuviera a la altura de lo que significaba una nueva sociedad” [1].

chileb

O cartaz político surge principalmente em períodos de tensão, instabilidade ou mudança. A sua disseminação é normalmente o reflexo de uma sociedade em crise. Quando há estabilidade proliferam antes os cartazes publicitários, que promovem a venda de produtos e não a transmissão de ideologias. No entanto, o cartaz político é também um sinónimo de liberdade de expressão. O facto de ser afixado é uma uma declaração de intenções pública, um manifesto.

Em Portugal, a revolução do 25 de Abril foi também uma grande revolução a nível da produção do cartaz político. Antes de 74 alguns cartazes de propaganda foram concebidos pelo Regime para legitimar e reforçar o poder do Estado a todos os níveis. Mas o verdadeiro aparecimento do cartaz político no nosso país deu-se pouco antes da Revolução, concebidos por grupos clandestinos, que o faziam em segredo, pois a censura tinha mão pesada com os que ousavam questionar a autoridade.

Depois do 25 de Abril, houve uma surgiram vários partidos políticos e ideologias que precisavam ser comunicadas. O advento da democracia abriu caminho à difusão destes cartazes em Portugal.

portugal

O cartaz político cumpre essencialmente a função de propaganda, procurando prender a atenção colectiva com o seu valor narrativo. É portanto muito funcional. Dirige-se às massas, através de um  sistema de comunicação hierárquico, em que poucos têm uma mensagem (ideologia política) a transmitir a muitos. Mas é ao mesmo tempo muito democrático, surgindo principalmente no seio de movimentos de cidadania ou partidários, que pretendem ter uma voz mais activa na sociedade.

O cartaz é um media que na sua essência é muito simples. Ele é apenas uma folha única, não dobrada, que pode ser afixada. O seu conteúdo e forma têm de ser criteriosamente escolhidos de modo a produzir o sentido pretendido, tem de haver uma economia de meios que o torna muito asertivo. Daí a linguagem do cartaz estar, mais vezes do que em outros objectos gráficos, muito relacionada com a cultura e até com os estilos estéticos em voga no momento da sua criação.

Por estas razões é que a sua catalogação e estudo me parecem relevantes, pois permitem através da sua análise um conhecimento mais profundo da nossa sociedade, cultura, economia e política. Precisamos sempre saber de onde viemos para entender melhor onde estamos e para onde queremos ir.

 

[1] VICO, MAURICIO, El cartel político del gobierno de Salvador Allende (1970-1973), 2012 http://www.monografica.org/02/02/Art%C3%ADculo/3956

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